Portugal voltou a ter um problema que há muito deveria ter antecipado: faltam lugares nas prisões. Em junho de 2026, o sistema prisional português tinha uma capacidade oficial de 12.551 lugares e apresentava uma taxa de ocupação de 106,8%. Ou seja, já existem mais reclusos do que lugares disponíveis.
O problema não apareceu ontem. Resulta de anos de decisões adiadas, instalações envelhecidas e uma política que demasiadas vezes prefere reagir à emergência em vez de planear o futuro.
A sobrelotação já chegou
No final de 2025, os dados oficiais já mostravam claramente a tendência. Portugal tinha 13.136 reclusos e uma taxa de ocupação de 103,4%, contra 96,8% um ano antes. O próprio Relatório Anual de Segurança Interna reconheceu que o país regressou à sobrelotação prisional pela primeira vez em seis anos.
Entretanto, a pressão aumentou. Os dados mais recentes disponíveis no World Prison Brief apontam para 106,8% de ocupação em 1 de junho de 2026.
Perante estes números, surge uma pergunta inevitável: quanto tempo vai Portugal esperar para discutir seriamente a capacidade do seu sistema prisional?
Construir novas prisões não pode continuar a ser tabu
Defender novas infraestruturas prisionais não significa defender mais criminalidade nem desejar mais pessoas atrás das grades. Significa reconhecer uma realidade elementar: um Estado tem de possuir capacidade para executar as decisões dos seus próprios tribunais em condições de segurança e dignidade.
Portugal precisa de discutir a construção de novos estabelecimentos prisionais com urgência, mas também a substituição das cadeias antigas e inadequadas. E esta ideia está longe de ser nova.
Em 2017, o próprio Ministério da Justiça apresentou uma estratégia para dez anos que previa encerrar oito estabelecimentos, construir cinco novas prisões, requalificar outras instalações e elevar a capacidade prevista para 13.589 lugares.
Quase uma década depois, voltamos a discutir sobrelotação.
É precisamente aqui que aparece um dos problemas crónicos da governação portuguesa: fazem-se planos, anunciam-se estratégias, mudam-se governos e os problemas estruturais atravessam legislaturas quase intactos… governa-se apenas a pensar nas próximas eleições…
Remendar não chega
O Governo tem tomado algumas medidas. Em 2025, anunciou 4,5 milhões de euros em intervenções destinadas a reforçar a segurança das 49 prisões portuguesas, incluindo obras, videovigilância e modernização dos sistemas de informação.
Em maio de 2026, aprovou também um plano plurianual que prevê 400 novos recrutamentos de guardas prisionais em 2026 e 2027, além de 380 promoções. O próprio Governo relacionou estas medidas com o aumento da população prisional.
São medidas necessárias.
Mas contratar guardas não cria celas. Instalar câmaras não aumenta a capacidade. Fazer pequenas obras não substitui uma estratégia nacional para as próximas décadas.
Portugal precisa de pensar mais longe… precisamos de uma visão estratégica…

Uma prisão sobrelotada prejudica todos
A sobrelotação não constitui apenas um problema para os reclusos.
Afeta os guardas prisionais, aumenta a pressão sobre os serviços, dificulta a separação adequada dos presos e complica a reinserção. Além disso, pode aumentar os riscos de violência e instabilidade.
Por outro lado, prisões degradadas ou excessivamente ocupadas não tornam a Justiça mais firme. Pelo contrário, revelam um Estado incapaz de executar adequadamente as penas aplicadas pelos tribunais.
Nesse sentido, o Conselho da Europa tem alertado para a dimensão crescente da sobrelotação prisional no continente. Em janeiro de 2025, Portugal apresentava 99 reclusos por cada 100 lugares, ficando, assim, muito próximo da capacidade máxima.
Os sinais estavam à vista.
Portugal precisa de uma estratégia para 20 anos
A política prisional não pode depender apenas das necessidades do próximo Orçamento do Estado ou das próximas eleições.
O país deveria definir agora uma estratégia de longo prazo: determinar quais prisões devem fechar, quais precisam de requalificação profunda, onde fazem falta novos estabelecimentos e qual a capacidade necessária para enfrentar diferentes cenários demográficos e criminais.
Ao mesmo tempo, Portugal deve utilizar penas alternativas para crimes menos graves sempre que forem adequadas, reforçar a reinserção e reduzir a reincidência. Construir capacidade prisional e procurar alternativas à prisão não são políticas contraditórias.
São partes da mesma estratégia.
O que não podemos aceitar é uma terceira alternativa: não construir, não reformar e esperar que o problema desapareça sozinho.
Governar com visão no futuro e não a 4 anos
Portugal conhece hoje os números. Conhece o estado de muitas prisões. Conhece a evolução da população prisional. E conhece há anos a necessidade de modernizar o sistema.
Portanto, já não pode alegar surpresa.
Quando uma prisão chega aos 106,8% de ocupação, o problema começou muito antes de atingir os 100%.
Um país sério não constrói uma prisão quando já não tem onde colocar os reclusos. Planeia-a anos antes.
Talvez seja precisamente essa a maior crítica à política portuguesa: governamos demasiadas vezes para resolver o problema de hoje, quando deveríamos estar a evitar o problema de amanhã.
Portugal precisa de melhores prisões, de condições dignas, de mais segurança, de guardas suficientes e, sim, de discutir sem preconceitos a construção de novos estabelecimentos prisionais.
Porque Justiça sem capacidade para executar as suas próprias decisões deixa de ser apenas um problema das prisões.
Passa a ser um problema do Estado e de todos nós.
Fontes:
- DGRSP — Estatísticas oficiais do sistema prisional português.
- Ministério da Justiça — Estratégia de modernização e construção de novas prisões.
- Governo de Portugal — Plano de recrutamento e reforço da Guarda Prisional.
- Conselho da Europa (SPACE) — Dados sobre população e sobrelotação prisional na Europa.
Sentinela Lusa

